Encontrar o emprego ideal não costuma ser tarefa fácil para ninguém. Quando entramos no universo das pessoas com Deficiência Intelectual, esta dificuldade tende a aumentar.

Para todas as atividades do dia a dia se faz necessário o hábito de escolher a roupa que se veste, o alimento que se consome, o caminho a ser seguido. Tudo exige crítica, justamente neste ponto as pessoas com Deficiência Intelectual costumam ter maior dificuldade.

Uma das características mais presentes no diagnóstico das pessoas com Deficiência Intelectual é o desenvolvimento de sua crítica ocorrer de forma rebaixada. A autonomia no momento da escolha não costuma ser algo natural na vida destas pessoas, e por este motivo, encontrar o apoio necessário auxiliará na construção de seu projeto de vida.

Quando o assunto é trabalho, o universo das escolhas é imenso, desde as questões mais concretas até aquelas mais subjetivas. Qual roupa devo vestir no momento da entrevista? Qual condução devo tomar? Em que função quero trabalhar? Quais potenciais que já possuo e quais são aqueles que ainda tenho que desenvolver?

Foto-blog-01Na intenção de responder a estas questões a APAE DE SÃO PAULO desenvolve desde 2013 o JobClub (Clube do Trabalho). Esta pratica grupal trazida dos Estados Unidos casou-se perfeitamente com o processo de descoberta de perfil, presente na metodologia do Emprego Apoiado desenvolvido pelo serviço de Qualificação e Inclusão profissional da Organização. Espalhados pelas quatro regiões de São Paulo, já são mais de 10 grupos de JobClub atendendo em média 250 pessoas com Deficiência Intelectual mensalmente.

A inclusão é uma via de duas mãos entre a pessoa com Deficiência Intelectual e a sociedade, a Organização por meio do JobClub, é o veículo que permite este encontro.

Autor

Victor-2Victor Martinez é pedagogo e orientador profissional da APAE DE SÃO PAULO. Atua há 10 anos em programas de aprendizagem profissional e projetos de capacitação para pessoas com deficiência, desenvolvendo trabalhos de inclusão com grandes empresas e organizações.